terça-feira, 18 de novembro de 2014 | By: Luiz Gustavo P. Ferreira

Liberado o plano de contas AUDESP 2015 e uma atualização nos roteiros sugeridos de 2014

O TCE-SP liberou na data de ontem, 17 de Novembro, o plano de contas AUDESP para ser utilizado em 2015. E hoje foi liberado o arquivo com os roteiros sugeridos para o encerramento de 2014.

Dentre as mudanças, temos 2524 níveis novos para 2015:

  • Desdobramento do nível de créditos tributários, previdenciários e não previdenciários a receber, em contas mais específicas;
  • As contas de ajustes de perdas com um detalhamento maior; 
  • As contas de depósitos dos precatórios ao TJ, no ativo patrimonial, conforme o regime especial, passam a não ter mais a divisão em mensal e anual, sendo uma única conta utilizada;
  • As contas de participações avaliadas pelo método de equivalência patrimonial tiveram desdobramentos específicos;
Além destas mudanças, várias contas tiveram alterações de níveis entre os exercícios de 2014 e 2015, gerando novos níveis contábeis para o próximo ano.

Também tivemos a exclusão de 438 níveis contábeis. Reforçando que, nestes níveis excluídos estão as contas que tiveram alteração de níveis, conforme citado anteriormente. 

As alterações estão evidenciadas em 544 níveis contábeis, incluindo a descrição, função da conta e os demais atributos das mesmas.

Por último, destacamos que será necessário uma correlação entre os níveis de 2014 e 2015, pois haverá validação dos saldos do AUDESP entre tais níveis. Esta validação é destacada nas duas primeiras colunas do plano de contas, que apresenta o nível em 2014, seguido pelas duas próximas, que demonstram o nível respectivo em 2015.


Com relação ao arquivo com os roteiros contábeis, a maior parte das mudanças são relacionadas ao encerramento: o AUDESP destaca o encerramento respeitando o nível de consolidação (5° nível), a inscrição dos restos a pagar não processados em 2014. Na execução cotidiana, temos uma alteração no cancelamento dos restos processados e a inclusão de um evento para devolução de transferências para a Câmara Municipal em exercício posterior ao seu repasse.

Também foi liberado o arquivo das tabelas auxiliares, com três mudanças: a criação de 2 novos códigos de aplicação para a exploração de petróleo e gás natural, 3 novas modalidades de licitação e o detalhamento da natureza de receita 1.9.9.0.99 - Outras Receitas. Estas alterações também tem validade a partir de 2015.

Para acessar o comunicado na integra, do plano de contas 2015, clique aqui. Caso desejar baixar o plano de contas, clique aqui.

Para visualizar o comunicado dos roteiros atualizados, clique aqui. Para baixar diretamente o arquivo, clique aqui.

Para baixar diretamente o arquivo das tabelas auxiliares, clique aqui.