Foi disponibilizado e está sendo apreciado pela fazenda do Tribunal de Contas da União (TCU), um novo sistema de informação de custos da Administração Federal entrando em vigor a sua segunda fase de implantação, nessa nova fase estão sendo treinados funcionários dos ministérios para trabalharem na avaliação das informações produzida pelo novo sistema.
Este novo sistema visa um novo modelo de avaliação trata o gasto público não como despesa, mas como custo. Isso exige ajustes contábeis nas informações sobre os gastos públicos.
Foi preparado um livro pela Fundação Getúlio Vargas, que mostra como o novo sistema está sendo implementado na administração pública federal.
“A grande importância do sistema é utilizar essa informação de custos para reduzir os custos”, disse Machado. Segundo ele, o TCU já criou um comitê de custos para trabalhar com informações já baseadas nessa nova metodologia.
A nova plataforma, denominada Sistema de Informação de Custos Governamentais (SIC-Gov), trará dados sobre os produtos e serviços consumidos pelo setor público a cada mês, com informações sobre as quantidades e as despesas correspondentes em moeda. Assim, será possível avaliar, por exemplo, quanto o Ministério da Saúde gastou na compra de um determinado volume de vacinas consumidas. O objetivo é facilitar a comparação das despesas e estimular o aumento da eficiência da gestão. O SIC-Gov está em operação desde março, e pode ser acessado por técnicos de alguns ministérios que receberam senhas.
Fonte: Agência A Câmara
0 comentários:
Postar um comentário