segunda-feira, 27 de junho de 2011 | By: Consultoria GOVBR

Transparência Tributária

Gestão e Maximização da Receita. Inteligência Fiscal. Modernização da Administração Tributária e Tecnológica. Essas são as Palavras-Chaves em evidência.

A globalização trouxe mudanças "radicais" à todos os gestores, exigindo eficácia e eficiência nos processos de gestão, podendo ser a diferença entre uma empresa investir no município ou não, gerando emprego, renda e arrecadação de tributos.

Durante muito tempo, e nos dias atuais, as empresas, utilizam-se do Planejamento Tributário, buscando redução da carga tributária, trazendo vantagem competitiva em um mercado em crescente evolução, não importanto o porte da empresa.

As empresas não são mais as mesmas, o ambiente tampouco, e o Fisco evoluiu consideravelmente. Muito foi feito neste sentido, a evolução é percebida por todos.

Não é possível mais ficar no anonimato, hoje, o conhecimento, a tecnologia, a especialização das pessoas, possibilitaram esta evolução.

O planejamento tributário do passado, hoje, tem mais relação com Gestão Tributária, pois trata-se de uma tarefa diária, a ser executada por ambas as pessoas, privadas e públicas, contando com o auxílio de especialistas nestas areas.

Hoje é na emissão de cada documento fiscal que se tem conhecimento da realidade econômica e tributária da empresa. As opções à disposição do Fisco são inuméras e demonstram eficiência.

Com as "ferramentas" disponíveis, não há necessidade da presença física do Auditor Fiscal nas dependências do contribuinte para identificar uma prática em desacordo com a legislação.

Vivemos dias "eletrônicos", onde o contribuinte e o Fisco contam com estes recursos eletrônicos para registrar as suas operações e fazer gestão, seja pela utilização da Nota Fiscal Eletrônica, seja pela utilização da Declaração Eletrônica.

O cruzamento de informações, pela Administração Tributária, a partir do registro das operações pelas empresas, é uma realidade, permitindo que todas elas sejam analisadas sob a mesma ótica, sem diferenças, em busca daqueles que "tentam" de alguma forma desviar a atenção do Fisco, não cumprindo o que está instituído em lei. Enfim, as normas e as sanções tributárias alcançarão a todos.

Aos Administradores Públicos, com papel em destaque nos dias atuais, com todas as opções modernas oferecidas, cabe a ele utilizar os recursos internos e os serviços de empresas especializadas para atender as necessidades do município em busca de recursos financeiros, justiça fiscal e social.

Enfim, não estamos falando apenas em envio de arquivos magnéticos às autoridades Fazendárias. As possibilidades de obrigações a serem instituídas, abrem dados, para fins de Gestão, antes de uso exclusivo dos Administradores e Sócios.

Fonte: "Transparência Tributária" - o volume crescente de informações prestadas aos fiscos e os novos desafios dos administradores. 

0 comentários:

Postar um comentário