domingo, 18 de outubro de 2009 | By: Consultoria GOVBR

Você já montou uma DFC de acordo com as NBCASP?


As NBCASP - Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público trouxeram para a contabilidade pública a obrigatoriedade de publicação da DFC - Demonstração dos Fluxos de Caixa.


RESOLUÇÃO  CFC nº 1133.2008 - NBC T 16.6:

30. A Demonstração dos Fluxos de Caixa permite aos usuários projetar cenários de  fluxos futuros de caixa e elaborar análise sobre eventuais mudanças em torno da capacidade de manutenção do regular financiamento dos serviços públicos.

31. A Demonstração dos Fluxos de Caixa deve ser elaborada pelo método direto ou indireto e evidenciar as  movimentações havidas no caixa e seus equivalentes, nos seguintes fluxos:
a) das operações;
b) dos investimentos; e
c) dos financiamentos.

Ainda, conforme decreto federal 6.976/2009,  a STN como sendo o Órgão Central do Sistema de Contabilidade Federal estará em breve editando portaria implementando de forma definitiva a obrigatoriedade da DFC.

Art. 7o  Compete ao órgão central do Sistema de Contabilidade Federal:
(...)
XX - promover a adoção de normas de consolidação das contas públicas, padronização das prestações de contas e dos relatórios e demonstrativos de gestão fiscal, por meio da elaboração, discussão, aprovação e publicação do Manual de Demonstrativos Fiscais - MDF e do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP;


Assim, perguntamos: você já tentou montar uma DFC para a área pública? A consultoria contábil GOVBR faz um desafio a vocês: tentem montar a DFC conforme lauout abaixo com os valores já encerrados do exercício de 2008.. e mandem suas dúvidas para nós! contabil.govbr@govbr.com.br


O desafio está lançado!


0 comentários:

Postar um comentário