Na prestação de contas do Balanço Anual de 2011 do SISTN (Sistema de Coleta de Dados Contábeis), da Caixa Econômica Federal, os entes deverão responder um questionário sobre o estágio que se encontram em relação a prática de gestão contábil do órgão já voltadas à implantação da Nova Contabilidade Pública.
Esta primeira etapa servirá para elaboração de diagnóstico nacional em face a gestão técnico-contábil na Federação, abrangendo as seguintes áreas separadas em:
Parte 1 - Gestão de Pessoas
Parte 2 - Gestão de Processos Organizacionais da Área de Contabilidade
Parte 3 - Gestão Técnico-Contábil
Parte 4 - Gestão de Sistemas de Informação
Parte 5 - Gestão da Governança do Ente
Com a identificação dos resultados deste questionário será elaborado um plano de ação estratégico visando o desenvolvimento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, com políticas mais adequadas para a convergência às normas internacionais e a padronização de procedimentos contábeis.
Este questionário servirá como base de dados para elaboração das notas explicativas do Balanço do Setor Público Nacional – BSPN, referente ao exercício de 2011, que integram a consolidação nacional das contas públicas prevista no art. 51 da Lei Complementar nº101, de 4 de maio de 2000.
Nesse contexto é importante que todos os órgãos públicos analisem e respondam da forma mais sincera, pois a divulgação será apenas de dados consolidados e normalizados, sem identificação dos municípios, buscando ações com maturidade na implantação da Nova Contabilidade Pública com o propósito de agregar novos conceitos e avaliar os processos.
Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional
0 comentários:
Postar um comentário