domingo, 24 de janeiro de 2010 | By: Consultoria GOVBR

Gestão da contadora Maria Clara no CFC – Um marco para a contabilidade pública

A gestão da Maria Clara em frente à presidência do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) termina com uma grande missão cumprida: a evolução da contabilidade pública.

Eleita 2 vezes por unanimidade pelo plenário do CFC (2006/2007 e 2008/2009), a presidente Maria Clara Cavalcante Bulgarim foi uma das mais atuantes figuras do CFC para o desenvolvimento da contabilidade do setor público.

Por diversos anos o conselho federal de contabilidade esteve à margem do processo de normatização da contabilidade pública: os contabilistas seguiam apenas a lei 4320/64 e imaginavam que os princípios fundamentais de contabilidade não se aplicavam ao setor público.

A Maria Clara assumiu a presidência do CFC tendo com uma de suas missões alterar esse quadro, e evoluir conceitualmente a contabilidade pública, fazendo com que o CFC trouxesse a ciência contábil para o setor que utiliza um dos principais recursos do país: os recursos públicos.

Graças a seus esforços, foram publicados pelo conselho a resolução CFC 1.111/07 que trata da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade sob a ótica do setor público, além de editar as resoluções que aprovaram as 10 primeiras NBCASP (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público) NBC T 16.

Assim, o novo presidente do CFC, Sr. Juarez Domingues Carneiro, que assumiu o cargo de presidente do CFC substituindo a Maria Clara, tem sua responsabilidade redobrada: continuar o desenvolvimento da contabilidade aplicada ao setor público, convergindo a contabilidade pública brasileira aos padrões internacionais: IPSAS (International Public Sector Accounting Standard – Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público), trabalho a ser desempenhado em conjunto com a STN (Secretaria do Tesouro Nacional).

Boa sorte ao novo presidente!

0 comentários:

Postar um comentário