terça-feira, 25 de maio de 2010 | By: Consultoria GOVBR

Municípios terão ajuda para elaborar projetos

O governo federal estuda a criação de uma rede de assistência técnica para auxiliar os municípios na elaboração de projetos para a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O fortalecimento da gestão pública nos municípios brasileiros, em especial os menores, foi um dos destaques da reunião de representantes do governo com administradores municipais de todo o país, nesta terça-feira (18), em Brasília, durante a XIII Marcha Nacional dos Prefeitos.



O encontro reuniu as cidades do chamado Grupo 3, com população inferior a 50 mil habitantes, para apresentar as formas de acesso e os critérios de seleção do Programa. “Estamos analisando qual modelo poderia ser utilizado. Nós sabemos das dificuldades que os municípios enfrentam, principalmente, os pequenos, que nem sempre têm equipes para elaborar os projetos”, disse a coordenadora geral do PAC, Miriam Belchior.  “O governo federal tem os recursos e as prefeituras, muitas vezes por falta de projetos, não conseguem aplicá-los. Não conseguiremos melhorar a qualidade de vida do Brasil se não melhorarmos a qualidade institucional dos municípios”, acrescentou.

Para o ministro das Cidades, Marcio Fortes, as reuniões são “uma grande oportunidade” de interação entre as três esferas de governo, além de ser um espaço que fortalece o diálogo federativo. No dia 8 de junho, às 9h, será realizada uma videoconferência para aprofundar as questões apresentadas na reunião desta terça-feira. Na ocasião, os municípios do Grupo 3 poderão elaborar perguntas para esclarecer dúvidas sobre o PAC 2. A videoconferência será transmitida pelas Superintendências da Caixa Econômica Federal (CEF).

 * Para baixar a apresentação, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário