quarta-feira, 25 de novembro de 2009 | By: Consultoria GOVBR

Aconteceu no TCE - SP


Aconteceu no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo o treinamento do módulo II do projeto AUDESP. Em três turmas, nos dias 29 e 30 de Outubro e nos dias 11, 12, 18 e 19 de Novembro, O TCE dividiu os participantes para a apresentação das mudanças para a prestação de contas eletrônica no encerramento do exercício 2009. A programação nos dois dias de cada turma foi bem dinâmica: no inicio do dia era realizada a apresentação pelo senhor Marcos Portella e a senhora Débora Tristão. Em seguida, eram resolvidos exercícios onde os participantes simulavam as etapas do encerramento, debitando e creditando no papel.

Esse treinamento foi voltado a servidores, que militam com a contabilidade em seu dia-a-dia. Desta forma eles foram capacitados a observar se os conceitos e roteiros que o Tribunal de Contas sugere estão sendo aplicados pela empresa desenvolvedora de software contábil. Assim como esse treinamento auxiliam os mesmos a resolverem inconsistências contábeis.

Outro publico alvo que o TCE atingiu foram as empresas que desenvolvem software para o gerenciamento da contabilidade publica. Foi possível os mesmos revisarem as funcionalidades de seus sistemas visando o pleno atendimento ao sistema AUDESP, oferecendo um produto que atenda as necessidades dos usuários e permitindo a prestação de contas correta ao TCE-SP.

Dentre as maiores mudanças no encerramento de 2009, destaca-se o retorno do balancete contábil do mês 14. Em 2007, nas premissas do AUDESP, existiam dois balancetes de encerramento: um parcial, vulgo "Mês 13" e um final, chamado de "Mês 14". Em 2008, os dois balancetes de encerramento foram extintos, ficando somente uma única prestação de contas eletrônica. Para 2009 retornam esses dois balancetes, cada qual com sua função especifica para o AUDESP.

O TCE também divulgou as novas datas limites para prestação de contas dos balancetes do mês 12, encerramento parcial e final. Eles levaram em conta as dificuldades dos municípios na consolidação de demais entidades, segundo o Sr. Marcos Portella.

Outro assunto importante apresentado são as novas regras de validações, que iniciam sua vigência já no pacote de encerramento parcial. Dentre elas, podemos destacar:

  1. Recomposição das fontes de recursos passam a ser obrigatórias.
  2. Verificação de saldos iniciais de todos os níveis do balancete de janeiro de 2010 com os saldos finais armazenados no balancete de encerramento final.
  3. Exclusão de algumas regras utilizadas no encerramento de 2008.
  4. Verificação de compatibilidade de saldos entre níveis de controle específicos.

Mais uma vez a GOVBR participou desse evento patrocinado pelo TCE-SP e a ECP. Sempre estamos procurando oferecer o melhor sistema para o gerenciamento das entidades, seguindo rigorosamente as exigências legais.

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