segunda-feira, 9 de novembro de 2009 | By: Consultoria GOVBR

Relatórios de Auditoria serão ainda mais claros e objetivos

Ao divulgar essa notícia em seu site: "Os Relatórios de Auditoria serão ainda mais claros e objetivos", o Tribunal de Contas de São Paulo nos faz pensarque também é hora de evoluir os balanços anuais entregues à essa corte.

Como as NBCASP já pregam, existe a necessidade de aplicação de NOTAS EXPLICATIVAS nos relatórios. Essa prática, que depende unicamente da adesão dos contabilistas é uma excelente saída não só para facilitar o trabalho de auditoria do controle exteno mas também o de melhorar o entendimento dos demonstrativos contábeis para os demais usuários: câmara municipal, população em geral e gestores.

Segundo Flávio Toledo, "o Relatório de auditoria tem de ser objetivo, conciso (parágrafos e textos curtos), simplificado, escrito com linguajar simples e de fácil entendimento, para ser bem compreendido por todos os seus usuários (Defesa, Assessorias da Casa, Servidores da Origem, Relatores, Vereadores, Controle Social...)".

Vemos com  ótimos olhos essa iniciativa do TCE; falta agora os contadores darem início à sua parte: implementar essa pratíca que já está até prevista em normas contábeis.


fonte:http://www.tce.sp.gov.br/press/tcesp/2009-10-27-relatorios-de-auditoria.shtm

0 comentários:

Postar um comentário