quinta-feira, 22 de setembro de 2011 | By: David A. Manguesi

Funasa recebe até segunda (26/9) inscrições para financiar projetos de pesquisa


A Funasa vai selecionar e financiar projetos de pesquisa em saneamento para aperfeiçoar suas ações na área de engenharia de saúde pública. O prazo de inscrições dos projetos termina na próxima segunda-feira (26/09).

A previsão é financiar um total de R$ 3,3 milhões em projetos com foco, principalmente, nas áreas rurais e pequenos municípios, dentro da área de atuação da Funasa.

De acordo com o edital de convocação, as propostas devem se enquadrar em quatro áreas temáticas e 27 linhas de pesquisa, visando o fomento de ações sustentáveis de engenharia de saúde pública, saneamento e saúde ambiental, integradas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e à política de saneamento ambiental do Governo Federal.

Este é o quinto edital do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento, que integra o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fundação. Desde o primeiro, lançado em 2000, foram contratadas 67 pesquisas, com recursos de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

Com o programa, a Funasa busca estimular o desenvolvimento de pesquisas que produzam soluções técnicas na área de engenharia de saúde pública, baixo custo de implantação, operação e manutenção, de fácil e imediata aplicabilidade, ou em curto prazo, e que possam ser incorporadas às ações desenvolvidas pela Fundação.

A ideia é que o resultado venha melhorar as ações desenvolvidas, agregando conhecimento técnico para os próprios servidores e, ainda, gerar tecnologia em saneamento e saúde. Além de servir como referência para ações da Funasa, os resultados dessas pesquisas — alguns por meio de cartilhas — ficam disponíveis na internet (www.funasa.gov.br) para uso da comunidade e de prefeituras.

Clique aqui e saiba mais sobre o Edital de Convocação 2011

0 comentários:

Postar um comentário